sábado, 25 de maio de 2013

Livro: O lustre

Oi gente, a uns dias eu postei lá na fanpage que eu soltaria a resenha do livro "O lustre",escrito pela incrível Clarice Lispector.


Primeiro, vamos falar um pouco da autora Clarice Lispector.
Clarice Lispector nasceu na Ucrânia e veio pro Brasil com 2 meses de idade e naturalizou-se brasileira, foi criada em Recife e Maceió e com 12 anos se mudou aqui pro Rio de Janeiro.
Aqui no Rio, ela se formou em Direito, trabalhou como jornalista e começou a carreira literária.
Viveu por muitos anos no exterior, casou-se com um diplomata brasileiro e teve dois filhos.
Nascida em 10/12/1920
Falecida em 09/12/1977

Sobre o livro.

O lustre, relata um romance e eu devo afirmar que, é muito difícil falar sobre esse livro por que, ele é um livro que a gente pode mais absorver que falar, então vou deixar um resumo dele aqui abaixo.

"O Lustre  conta a história de Virgínia, desde sua infância e que parece marcada sob o aspecto do mal. A obra é permeada pela interiorização dos personagens, pela percepção de sentimentos ruins, ódios, amores, culpas, euforias, tristezas, medo, angústia, sentimentos íntimos que falam pela própria alma.
As lembranças da infância com o irmão marcam o pensamento de Virgínia e sua experimentação com perversidades, onde ela e o irmão são agentes ou vítimas um do outro, em uma relação incestuosa. Nas brincadeiras de infância entre os dois irmãos, o menino exercita sua maldade e Virgínia é o instrumento de obtenção daquele prazer.
Tenta voltar a viver no casarão, na tentativa de, também, voltar ao passado, apegando-se aos poucos bens da casa, que restaram da falência, mas a solidão parece ser ainda maior: os quartos vazios, a enorme sala de jantar, os tapetes, o lustre, tudo isso aumenta sua inquietação. Sofre por isso, por ver a infância perdida, o passado morto e tudo, até mesmo a relação com o irmão e a tentativa de ter um amante, terem se frustrado.

Olha perdidas vezes para a luz do antigo lustre, como se esperasse por algo, quem sabe até mesmo a própria morte.

E, assim, numa imensa solidão, Virgínia morre atropelada por um carro e é reconhecida apenas pelo chapéu marrom"


Esse é um dos poucos romances que me envolveram de tal forma na história e me fez ir até o fim, sem desistir no meio, o livro não tem divisão de capítulos, é apenas os pensamentos de Virgínia em constante solidão.
Quem não leu eu indico e muito.

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

A blogueira

A blogueira
Olá, me chamo Mylena Kuczmenda, nasci em 1997 e moro no Rio de Janeiro, sou uma pessoa muito tímida e de poucos amigos, por muitas vezes eu prefiro a leitura, namoro a mais de um ano e tenho uma relação ótima com a minha família. Sou apaixonada por leitura, filmes, maquiagens, produtos de cabelo, cosméticos em geral, unhas, esmaltes, decoração e pelos meus bichinhos de estimação.

Curta no facebook

Pesquise.

Redes Sociais

Seguidores

Parceiros

Image Hosted by ImageShack.us